#5 Amor de Perdição

Título; Amor de Perdição
Autor: Camilo Castelo Branco
Nº de Páginas: 192
Editora: Porto Editora
PVP: 5,50€

Sinopse:

"Nesta obra, misto de poema, de novela e de tragédia, Camilo atinge a maturidade artística.

É uma obra equilibrada, com enredo conciso, sem episódios dispersivos, sem um número excessivo de personagens, quase sem considerações do autor, com uma linguagem adequada, substancialmente romântica, na correspondência trocada entre Simão e Teresa, mas saborosamente popular em João da Cruz, franca, viva, cheia de conceitos populares, e, por outro lado, intencionalmente irónica, caricatural, entre as freiras do convento, a anunciar já o escritor de transição para o realismo.

Lilaz Carriço, in Literatura Prática II, Porto Editora (adaptado) "





A minha opinião:

Antes que alguém pergunte...Não, eu não li este livro por ser de leitura obrigatória de 11º ano. Li-o de livre vontade e posso dizer que gostei.

O livro conta a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, vizinhos, e que se apaixonam perdidamente. Mas, tal como todas as "novelas" portuguesas, as suas famílias são rivais e vão fazer de tudo para os separarem. Este amor torna-se a cada dia mais difícil, até que o pai de Teresa a oferece a um primo em casamento, mas claro esta recusasse a casar com o primo. O pai tenta convencê-la de que este casamento é o melhor para ela, mas como esta está apaixonada perdidamente por Simão, continua a recusar o casamento arranjado pelo pai (lembrando que casamentos arranjados eram muito comuns na época). Claro que por causa destes esquemas todos para os separarem ambos começam a odiar os pais. Revoltado, o pai de Teresa manda-a para um convento de freiras.
Simão nunca fora o filho "preferido" dos seus pais. Devido às suas amizades e comportamentos "envergonhava" os pais e durante a leitura do livro não se consegue ver nenhum sentimento de carinho ou amor dos pais com o filho. Claro que o pai de Simão também faz de tudo para acabar com este romance e como não consegue manda o seu filho para Coimbra para concluir os estudos. Revoltado e com saudades, Simão vai até Viseu para reaver a sua amada Teresa. É acolhido na casa de João da Cruz, onde conhece Mariana, filha de João, e esta apaixonasse perdidamente por Simão. Criasse aqui um triângulo amoroso, e eu adoro triângulos amorosos. Numa das tentativas de fugir com Teresa, dispara sobre o primo com quem Teresa está comprometida e acaba por ser condenado à morte. Em vez de ser condenado à morte este é enviado para a Índia. Quando este vai para a Índia «, Teresa morre e quando Simão descobre adoece e morre também. Mariana por não aguentar a morte do amor da sua vida morre também.

"Amor de Perdição" têm fortes traços de "Romeu e Julieta" e retrata uma linda história de amor. Posso garantir que este livro não é um romance "secante" mas sim um romance emocionante e envolvente com um certo suspense.

Classificação do livro: 7/10


2 comentários:

  1. Na altura do meu 11*ano não tinha livros tão interessantes! Gostei do resumo que fizeste, parece que tem uma mistura interessante para dar uma boa leitura.

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniela. Eras de que área? Em humanidades estudámos mais obras do que nas outras áreas. Fico feliz por saber que gostaste :-) Até há próxima ;-)

    ResponderEliminar