sábado, 6 de agosto de 2016

#13 Os Jogos da Fome

Título: The Hunger Games: Os Jogos da Fome
Autor: Suzanne Collins
Editor: Editorial Presença
Nº de Páginas: 260
PVP: 14,90€

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Os Jogos da Fome é uma trilogia de ficção científica infantojuvenil da autoria de Suzanne Collins, que se encontra traduzida em mais de 30 países com grande sucesso e que se tornou um bestseller do New York Times, da Publishers Weekly e do USA Today. A versão cinematográfica, com realização de Gary Ross, conta com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth e Lenny Kravitz nos principais papéis.

A minha opinião:

Os Jogos da Fome...Como posso eu começar a falar deste livro? O livro é simplesmente fantástico! E muito melhor do que o filme. Eu sabia que iriam existir diferenças mas não tantas como as que encontrei. Mas irei falar do filme mais à frente. Os Jogos da Fome passasse no que resta da América do Norte, a nova Panem, constituída por 12 distritos, todos eles liderados pelo Capitólio ao qual devem prestar obediência. Alguns anos antes dos Jogos, houve uma revolução liderada pelos distritos contra o Capitólio, que acabou por falhar. Por este motivo o Capitólio mandou acabar com o Distrito 13 e criaram os Jogos da Fome para relembrarem aos habitantes dos distritos "quem manda". Sendo assim, todos os anos um rapaz e uma rapariga de cada distrito é seleccionado para ser enviado para uma arena e lutarem até à morte até que um desses jovens saia vencedor.



Este mundo criado por Suzanne Collins é simplesmente fantástico e único. Tudo o que existe tem uma razão de ser. Um exemplo pode ser os distritos. Cada distrito é especializado numa área e numa área só. O distrito 12 trabalha com carvão, o 11 com agricultura, o 7 com madeiras, o 4 com a pesca... E a grande parte daquilo que produzem vai para o Capitólio. Enquanto nos distritos se morre à fome, no Capitólio as pessoas vomitam para poderem comer mais.
Os personagens são fantásticos. Foram muito bem construídos, não só fisicamente, como psicologicamente. As descrições do livro são muito boas levando o leitor de imediato para o ambiente descrito.

O livro é contado em primeira pessoa por Katniss Everdeen, uma rapariga de 16 anos do Distrito 12 que se oferece como tributo para ir para os Jogos no lugar da sua irmã, Primrose Everdeen. O livro está dividido em três partes: Os tributos, Os Jogos e O Vencedor. Este livro faz-nos pensar muito sobre o futuro que nos espera. Sempre que pensamos no futuro, imaginamos um futuro bom, mas e se pensarmos num futuro mau e que as coisas em vez de melhorar vão piorar? É exactamente isso que este livro nos traz. É um livro de uma leitura rápida, interessante e cativante.

Outra coisa que também gostei muito neste livro foram algumas frases que a escritora introduziu em diálogos ou em pensamentos da Katniss que nos fazem refletir.

Para os mais curiosos: Existe um website do Capitólio. Visitem-no através do link http://www.thecapitol.pn

Classificação do livro:10/10




3 comentários:

  1. Você é de portugal, ne? Tinha estranhado o nome da resenha, e algumas palavras. É que aqui no Brasil o título é Jogos Vorazes haha
    Gostei da sua resenha, até porque é outra língua, mesmo que parecida ><

    ResponderEliminar
  2. Temos que pensar que maior parte dos livros que ganham filmes, os livros são melhores. Eles não têm tempo para reproduzir com tanta fidelidade o livro e sai o que sai.

    ResponderEliminar
  3. Amo essa trilogia com todo o meu coração, uma das melhores da vida♥.
    Sua resenha está ótima.
    Beijos

    ResponderEliminar