À Descoberta do Minho

Olá a Todos!

Como estão?

Hoje venho com uma rubrica diferente, visto que na passada quinta-feira, 2 de março, participei numa visita de estudo, organizada pelo meu professor de Geografia A. Assim, apresentar-vos-ei um pouco daquilo que fizemos.

Partimos de Baltar rumo à Barragem do Alto do Lindoso (no concelho de Arcos de Valdevez) que fica  no Rio Lima, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua principal função é a produção de energia e, segundo o guia, é a barragem que mais produz energia, na Península Ibérica, com dois grupos geradores. Apesar de ser importante para a matéria lecionada no ano transato, este foi o ponto de que menos gostei em toda a visita, sobretudo, devido à forma como o guia nos falou.  Ainda em Lindoso, fomos até ao castelo e aos Espigueiros de Pedra que se encontram à sua volta. Apesar de toda a beleza dos edifícios é possível verificar-se a desertificação das regiões do interior do país, de que tanto se fala. Do escasso tempo em que lá estive só consegui ver, à exceção de duas senhoras no posto de turismo, uma idosa que nos informou que o único supermercado perto da localidade era em Ponte da Barca, a cerca de 20km de Lindoso.


Dirigimo-nos, então, para Ponte de Lima, local onde almoçamos, e fomos conhecer o Centro Histórico. Ponte de Lima é a vila mais antig
a de Portugal e localiza-se no distrito de Viana do Castelo e é uma localidade muito importante desde a era romana. Devido à sua proximidade com o litoral e às suas boas vias de comunicação, a vila apresenta um maior número de pessoas comparada com Lindoso. As "Feiras Novas" são as festas populares de Ponte de Lima e são um fator importante para atrair as pessoas para esta vila.

A viagem continuou rumo ao Bom Jesus do Monte, mais conhecido como Bom Jesus de Braga que se localiza na freguesia de Tenões, na cidade de Braga. Este foi, sem dúvida, um dos pontos mais interessantes para mim, pois, como amante da história que sou, foi possível vermos toda a arquitetura do património edificado. Este santuário foi concluído em inícios do século XIX e integra-se no neoclassicismo.




Por fim, visitamos o Paço dos Duques de Bragança, na cidade de Guimarães. Do meu ponto de vista esta foi, certamente, a melhor parte da visita. O Paço dos Duques foi mandado construir no século XV, por D. Afonso - 1º Duque de Bragança - para oferecer à sua amante. A guia que nos mostrou todo o Paço, tornou a visita muito mais interessante do que, aparentemente, esperaria. Este é o sitio ideal para os fãs de "Game of Thrones", pois podemos conhecer todas as armas que são utilizadas na série e os quartos do Paço são muito idênticos aos do castelo de "King's Landing". Uma outra coisa que fiquei a conhecer foi o episódio da cabeça degolada de S. João Batista (interessantíssimo!) e, no fim de tudo isto, fomos todos comer uns crepes com Nutella para acabar em beleza esta visita.

Espero que este "roteiro" de viagem vos tenha interessado e, se também conhecerem "roteiros" interessantes que fizeram, deixem-nos comentários!

Até à próxima! :)



18 comentários:

  1. Adoro os espigueiros, também os conheço da minha terra! Não conheço o Minho, mas um dia gostaria de visitar também.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro, muitos parabéns por este post e pela tua visita de estudo. Trouxe-me ótimas recordações, à medida que foi lendo o teu artigo. Vivi 3 anos em Braga. Fiz o mei secundário em Telões no Bom Jesus e lembro-me dos otimos momentos que vivi. Conheci também alguns Espigueiros que acho-os de uma beleza rara, cheia de história e de gentes humildes e genuínas. Parabéns, abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ola... Gostei muito do seu roteiro de viagem. Me pareceu muito interessante. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que linda viagem, parabéns! Eu não conheço nada do que mencionou kkk mas gostei de conhecer através das suas palavras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá! Gostei muito da arquitetura do santuário. Já imaginei altas fotografias do local. Muito bonito. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Oi Pedro!!
    Essa viagem deve ter sido interessante. Lugares lindos, principalmente o santuário.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar da beleza do santuário preferi o castelo! Lembrou me de Game of Thrones :)

      Eliminar
  7. Olá
    Uau parece ter sido uma viagem deliciosa, eu adoraria conhecer seu país especialmente esses lugarejos que parecem ter saído de GoT, é um sonho que ainda quero realizar.

    ResponderEliminar
  8. Oiiii.
    Visitar lugares diferentes sempre foi uma das coisas que mais gostei, apesar de fazer isso raramente. O lugar da sua visita é simplesmente lindo e amei. Imagino que tenha ficado maravilhado com tamanha vista <3



    Cupcakeland

    ResponderEliminar
  9. Heey! Que invejinha haha MUITO bom! Por mais roteiro, eu amei muito. Nos faz queerer conhecer melhor o lugar. Eu só queri entrar no castelo e comer depois haha. Abraços.

    ResponderEliminar