#33 O Coração de Simon Contra o Mundo

Título: O Coração de Simon Contra o Mundo
Título Original: Simon vs Homo Sapiens Agenda
Autor: Becky Albertalli
Editor: Porto Editora
Nº de Páginas: 248
PVP: 15,50€



Sinopse: "Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador. Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola. Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro."







A Minha Opinião:

Começo já por dizer que este foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Toda a história é narrada pelo Simon, um rapaz hipster e um pouco nerd. É um grande fã de Harry Potter, faz teatro na escola e, para ele, Oreos podem resolver qualquer problema, já para não falar que qualquer cozinhado seu pode, também, envolver Oreos na receita.

A temática principal de todo o livro é a homossexualidade e o medo do personagem principal de "sair do armário" devido a problemas relacionados, por exemplo, com a homofobia. É através de Tumblr de mexericos da escola que Simon, sob o pseudónimo de Jacques, conhece Blue e começam a trocar e-mail revelando segredos e situações do dia-a-dia anonimamente e, passado algum tempo, Simon acaba por se apaixonar por Blue.

Simon sente-se feliz por "conhecer" Blue mas, devido a um descuido de Simon, este acaba por ser chantageado por Martin, um bully, para este lhe conseguir tempo com Abby, uma rapariga muito bonita e uma das melhores amigas de Simon.

Este livro é simplesmente fantástico pois, através dele, conseguimos perceber que, em pleno século XXI, ainda existe muita homofobia e preconceito perante os membros das comunidades LGBT. Percebe-se também a importância do apoio familiar na adolescência e aquilo que se passa na mente dos adolescentes.

É um livro de leitura rápida e divertida, devido ao sarcásmo de Simon, cheio de referências a Harry Potter, recheado de receitas com Oreos e com uma banda sonora muito emo. Recomendo este livro a todos e, aviso já, apartir do momento em que começarem a ler não vão conseguir parar.

A editora informou-me que este livro será adaptado para o cinema, o que me deixou bastante feliz, e conta com vários atores conhecidos como Colton Haynes de Teen Wolf e Katherine Langford de 13 Reasons Why.

Classificação do livro: 10/10


10 comentários:

  1. Sem dúvida que estou ansiosa para ver como se sairá o filme, pois adorei o livro!!

    ResponderEliminar
  2. Ohh quero tanto ler este livro <3 Parece ser muito giro e com uma mensagem importante

    ResponderEliminar
  3. Puxa, não conhecia esse livro. Não sei se foi lançado por aqui, no Brasil.
    A história me pareceu bem interessante e atual...
    Abraços!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Ola tudo bom? Nossa deve ser muito difícil passar pela situação desse menino ter todas as suas informações intimas expostas cara se fosse comigo nao iria saber o que fazer coitado kkk fiquei curiosa em saber como termina essa historia, adorei a sua resenha.

    -Beijoss

    ResponderEliminar
  5. Olá! Eu tenho um amigo que me indicou o livro por ter essa temática que precisa mesmo ser trabalhada. Ansiosa pela adaptação!
    Beijos

    ResponderEliminar