domingo, 9 de julho de 2017

#37 Por Treze Razões

Título: Por Treze Razões
Título Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Editor: Editorial Presença
PVP: 14,90€

Sinopse: "Não podes parar o futuro, nem voltar atrás ao passado. A única maneira de perceberes o mistério... é carregando no play. 
Clay Jensen não quer ter nada a ver com as cassetes gravadas por Hannah Baker. Hannah está morta. Os seus segredos foram enterrados com ela. Mas a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está gravado naquelas cassetes e que ele é, em parte, responsável pela sua morte. 
Clay ouve as gravações ao longo da noite. Ele segue as palavras gravadas de Hannah pela pequena cidade onde vive… e o que descobre muda a sua vida para sempre."







A Minha Opinião: 

Como todos já devem conhecer, pelo menos por causa da minissérie da Netflix, este livro conta-nos a história de como a vida de Hannah Baker, a protagonista, chega ao fim e as treze razões que a levaram a suicidar-se. O livro e, consequentemente, a série têm atraído pessoas de todas as idades por abordar um dos temas mais sensíveis para os adolescentes: O Bullying e de que forma é que este tem efeitos na vida das vítimas. 

"Atreve-te a negar! Vá lá, nega que eu estive naquele quarto. Nega que eu sei o que é que tu fizeste. Ou, melhor dizendo, o que tu não fizeste. O que tu permitiste que acontecesse. Racionaliza que esta não é a cassete em que tu apareces novamente. Deve ser noutra cassete mais adiante. Tem de ser noutra cassete mais adiante."
Admito que no inicio não estava a gostar muito do livro devido à forma como o escritor decidiu narrar a história. As cassetes da Hannah e o pensamento do Clay são apresentados ao mesmo tempo, sendo que a única coisa que os distingue é o tipo de letra, o que acabou por me confundir um pouco. Mas, ultrapassado este obstáculo, achei o livro fantástico. Através do livro ficámos a conhecer mais sobre o Clay e sobre aquilo que ele pensa enquanto ouve as cassetes, o que não acontece na série, a forma como a Hannah se suicidou também é diferente e ficamos com uma outra visão das personagens. Eu, por exemplo, fiquei a odiar ainda mais a Courtney (coisa que pensei que fosse impossível) e não consegui sentir compaixão pelo Justin (sentimento que tenho na série).

Um livro agradável e, caso os espetadores da série queiram saber um pouco mais sobre o Clay, devem lê-lo. Recomendo!

Classificação do livro: 7,5/10



26 comentários:

  1. Oi,
    acredito que iria me confundir também com o modo como o livro foi escrito. Não gosto de narrativas assim :(
    Mas no geral é um livro forte. E a história da Hannah chamou muita atenção das pessoas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderEliminar
  2. Acho esse um livro bastante forte, os temas discutidos bem importantes. Mas ainda não sei se é o meu momento para lê-lo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente forte! Leia no momento em que achar melhor mas não deixe ele passar :)

      Eliminar
  3. Olá
    Esse livro é bem tenso e forte.Passa a mensagem sobre a depressão e bullying,não li ainda mas espero ser minha próxima leitura.

    ResponderEliminar
  4. eu ainda não assistir esta serie porém percebi que é uma otima seria por muito que já ouvir falar.
    Espero assistir em breve!

    ResponderEliminar
  5. Olá! Tudo bom?
    Eu li o livro, gostei muito. Mas, assisti a série apenas até a metade, contudo parece ser ótima estava gostando, preciso terminar de ver kkk.
    Beijoss.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisa mesmo. Meu episódio preferido foi o do Clay :)

      Eliminar
  6. Oii!! Primeira vez que venho aqui. Parabéns pelo blog. Realmente quando lemos e assistimos é bem diferente. Normalmente livros são mais ricos em detalhes. E tipo, eu fiquei inconformada que no seriado o Clay leva séculos pra ouvir as fitas HAHAHAHA (eu sou ansiosa) mas no livro ele escuta tudo na mesma noite. Acho o tema pesado pra ser um livro agradável! Parabéns pela resenha. Beijo

    http://www.verdadeescrita.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Fico feliz que tenha gostado do blogue :)

      Eliminar
  7. Não o livro e nem assistir a série. Confesso que não estou numa epoca boa para esse tipo de leitura. Mas pretendo assim que ficar bem ler e assistir.
    Adorei sua postagem.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Comecei a ler o livro mas desisti, não gostei do estilo da narrativa. A série também não me agradou tanto, mas é fato que a obra passa uma mensagem importante.

    ResponderEliminar
  9. Esse livro fez muito sucesso aqui no Brasil, confesso que não gostei muito e desisti da leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom livro e passa uma mensagem muito importante mas a verdade é que não pode agradar a todos :)

      Eliminar
  10. Gostaria bastante de poder ler o livro, ainda mais depois de ter visto a série. Adorei a temática, importante, mas quero muito ler o livro porque com toda certeza é diferente.

    ResponderEliminar
  11. Oi, tudo bem?
    Primeiramente, amei o teu blog e sua resenha tá incrível;
    Eu não li e muito menos assisti essa serie. Me desanimei muito quando a serie estava no auge, quem sabe um dia eu dou uma chance, né?
    XOXO, Kakau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Espero que continue lendo minhas resenhas :) Tanto o livro como a série passam uma mensagem muito importante. Dê uma chance :)

      Eliminar
  12. Doida pra ler, mas já tô com umas lista enorme kkkk vou providenciar, quem sabe ele corta fila kkkk
    abço
    https://fuccif.wixsite.com/ecleticaeamae

    ResponderEliminar
  13. Eu faço parte da população que ainda não leu este livro e muito menos viu a série! Não sei porque mas perdi qualquer entusiasmo que tivesse pela história. Muitos amigos meus disseram me que não passa de mais uma história de suicidio, bullying, etc, mas por outro lado, há quem diga maravilhas. Talvez espere até que encontre o livro a um preço bom e irresistível e depois logo leio! Ou então não vou ler e pronto 😅

    www.thelittleangieblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devias ler :) Acho que passa uma mensagem muito importante :)

      Eliminar