The Power of Make-Up


Olá a todos!

Hoje decidi falar-vos sobre o poder da imagem na sociedade dos dias de hoje, por isso respondam.me a uma questão: "Quantos de vocês já compraram um livro só porque a capa era bonita?

Apesar do famoso ditado popular, "Nunca julgues um livro pela capa", a verdade é que a capa é o primeiro contacto que temos com algum livro. É a capa que nos cativa a querer-mos saber mais sobre o livro. É ela que nos leva a ler a sinopse e só aí, descobrir se o livro é do nosso interesse ou não.

É por este motivo que uma capa bonita, cativante e bem elaborada é essencial para as vendas de um livro pois, caso o autor seja novo ou não tenha nenhum livro conhecido, esta será, tal como mencionei acima, o primeiro contacto que o leitor terá com o livro!

Vejamos o seguinte exemplo: 


Se vocês estivessem, neste preciso momento, numa livraria e tivessem de escolher entre os dois livros acima apresentados, qual deles escolheriam? Eu escolheria, sem dúvida, o livro 2, pois para mim a capa é muito mais cativante e a forma como o título "Os 100" está escrita, chamaria-me de imediato. 

Mas e vocês? Digam-me nos comentários!


26 comentários:

  1. Concordo. Sempre julgo o livro pela capa, pra mim, ela faz parte da história a ser contada. Quando leio um livro, frequentemente me vejo voltando para a capa e imaginando o seu contexto na história.
    Também reservo um tempo considerável na hora de criar minhas próprias capas para os livros que publico online. Não há como negar, a capa é a porta de cada livro!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Este é um post muito pertinente sem dúvida... Eu como mulher sinto uma pressão enorme em me "apresentar" de uma determinada forma para a sociedade. A maneira como me visto, como falo e como me apresento influenciam desde á criação de empatia como na evolução no trabalho..
    Sem dúvida a "capa" tornou-Se o primeiro impacto em tudo. Tomemos por exemplo as redes sociais...
    Mas é preciso manter sempre o equilíbrio, um exemplo é ver a capa do livro mas não esquecer de ler o resumo do mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Concordo... Querendo ou não, sempre vamos pela capa que nos é mais vistosa. Mas no caso em específico, da foto, vou pelo livro de Robin Sharma.. Não gosto muito de livros com capa de filme, na verdade tenho certa aversão. Vai entender, hahahahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de algumas capas de filmes. Não todas!

      Eliminar
  4. A grande maioria dos meus livros são comprados pela capa, as vezes nem leio as sinopses rs.
    Eu com certeza não compraria o primeiro livro. Já o segundo levaria para minha casa rapidinho.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o sentimento :) Alguns adoro a história! Outros me arrependo xD

      Eliminar
  5. Oiii!!1 Já comprei muitos livros pela capa, outros pelo preço, e outro pela sinopse. Com alguns me decepcionei e outros tantos me surpreenderam. É obvio que a capa chama sempre atenção mas para mim uma boa sinopse é fundamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tal como eu disse a capa é a porta para lermos a sinopse :)

      Eliminar
  6. Já comprei muitos livros pela capa, muitos mesmo, acho que é super normal isso acontecer... E uma sorte tive, nunca me decepcionei com nenhum deles... Dos livros que vc colocou, com certeza iria escolher igual a você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De todos os livros que comprei pela capa, até agora, só me decepcionei com um :)

      Eliminar
  7. Nunca comprei um livro pela capa, sinceramente. É um factor que influência, mas vou sempre pela sinopse ou classificação do goodreads.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu depende. Se eu vir o livro online vou pela sinopse. Numa livraria vou pela capa :)

      Eliminar
  8. Eu sou sim influenciada pela beleza da capa do livro, viu? Tem umas capas que são verdadeiras obras de arte heheheheehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Já viu as novas capas de "Os Instrumentos Mortais"? LINDAS!

      Eliminar
  9. Olá! Achei o post bem interessante. Eu só comprei até hoje um único livro pela capa. Exclusivamente pela capa. Não sabia do que se tratava, mas achei a capa tão incrível, que ela me chamou e... levei o livro. Um livro de ensaios sobre artes plásticas, que acabei lendo somente muitos anos depois, há uns três ou quatro anos atrás, quando estava escrevendo o meu livro último livro. Vou deixar o link para a imagem dele aqui: Aberrações: ensaio sobre a lenda das formas
    Achei curioso no seu post como ele me evidenciou o quanto as referências mudam de pessoa para pessoa. Eu escolheria o primeiro livro -- se fosse só pela capa -- pois o segundo me parece uma capa de filme. rs
    Gostei muito das questões que esse seu post suscita!
    Abraços!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa desse livro é realmente interessante. Com certeza comprava!

      Eliminar
  10. Quando vou comprar um livro o escolho pela capa, já cheguei a comprar/pegar emprestado livros com capas que me cativaram, porém não gostei nada do conteúdo. No caso da escolha dos livros, eu também escolheria o livro 2, pois tem uma capa bem elaborada. Amei o texto e a mensagem que quis passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa do livro 2 é linda e a história é muito boa também :)

      Eliminar
  11. Olá!
    Acho que o livro nos permite um pouco mais subsídio na hora da escolha porque na contracapa ou orelha do livro há a sinopse, mas se você está distraído pode fazer a escolha só pela capa.
    Na escolha dos dois livros, eu escolheria o Livro 1.A capa do Livro 2 me remete a livro de ação e eu não gosto desse gênero literário, assim a escolha seria feita por eliminação rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende da preferência de géneros literários :) É sim um livro de ação!

      Eliminar
  12. Eu escolheria o 2º livro, muitas vezes eu já escolhi o livro pela capa e nunca me arrependi, mas nem sempre todo livro que tem boa capa é sempre o melhor, o que importa pra outras pessoas não é a capa mas sim o conteúdo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se escolhesse esse faria uma boa escolha! O livro é fantástico!

      Eliminar
  13. Quando eu vou comprar um livro o escolho pela a capa, porém nunca gostei do conteúdo.. eu tava errada , agora aprendi! Gostei do post!

    ResponderEliminar