sexta-feira, 8 de setembro de 2017

#41 O Ano da Morte de Ricardo Reis

Título: O Ano da Morte de Ricardo Reis
Autor: José Saramago
Editor: Porto Editora
Nº de Páginas: 494
PVP: 17,70€

Sinopse: "Um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal."


A Minha Opinião:

"O Ano da Morte de Ricardo Reis" conta a história do famoso heterónimo de Fernando Pessoa. O livro é narrado no ano de 1936, durante o período fascista, ano em que morreu Fernando Pessoa. Ricardo Reis é médico e encontrasse a exercer no Brasil, país onde se refugiou por questões políticas, e assim que sabe da morte de Pessoa embarca com rumo a Portugal, país que já não vê há dezasseis anos. Decide hospedar-se no Hotel Bragança e dirige-se ao cemitério para fazer uma visita à campa de Fernando Pessoa. Nesse mesma noite, quando chega ao hotel, no corredor, vê que a luz do seu quarto é a única que está acesa e que tem a porta aberta. Quando entra vê o espírito de Fernando Pessoa sentado no sofá do quarto. Fernando Pessoa informa-o de que se poderão encontrar durante nove meses, período de transação entre a vida e a morte, e pede-lhe que lhe conte tudo aquilo que se passou durante o seu período no Brasil. Ainda no Hotel Bragança, Ricardo Reis conhece Ligia, uma criada, e Marcenda, a filha de um notável notário que têm uma paralisia, e acaba por viver um caso amoroso com ambas, sendo o que mantém com Lídia o que vai acabar por triunfar.

Concluindo, este não é um livro fácil nem rápido de ler, demorei um mês e duas semanas para o terminar, mas trata-se de um livro interessante e que desperta a nossa curiosidade sobre o que se irá passar nos capítulos seguintes e que, em algumas passagens, nos faz questionar as definições de existência e realidade.

Classificação do Livro: 7/10




11 comentários:

  1. Adorei a indicação literária e sua resenha <3 Eu lembro de ter lido esse livro na época de escola, até estou querendo reler, pois depois de muito tempo esqueci muitas coisas. Parabéns pelo blog, ele é lindo!

    ResponderEliminar
  2. José Saramago é fantástico. Fernando Pessoa idem. Essa interação entre dimensões cria uma atmosfera de paz aos meus sentidos. Um livro interessante para quem sente necessidade de compreender um pouco mais sobre até onde vai a realidade. Parabéns pela dica. Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    A verdade é que ele não conhecia o livro. Mas o bom é que você gostou e isso sempre deixa você querendo continuar lendo! Isso é algo que eu amo nos livros!

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Não sabia do que se tratava o livro e a premissa parece bem interessante, mas como estou numa vibe de ler livros mais leves e "fáceis" de ler, vou evitar essa leitura por enquanto visto que ela parece mais complexa e leva mais tempo para digerir :D Bom post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderEliminar
  5. heresia de minha parte nunca ter lido Saramago,mas certamente não pretendo iniciar por esse livro, embora eu o adicione à lista à medida em que for lendo alguns outros titulos dele... Falam da complexidade de sua escrita e receio não apreciar esta obra em questão se ler sem bater a vibe...

    mas achei interessante os questionamentos que ele levanta...
    bjs...

    ResponderEliminar
  6. Que resenha legal, a gente na leitura de cada palavra, gostei demais do seu jeito de abordar. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Aquela leitura que conquista em cada palavra, muito bom sua maneira de escrever. Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Me interessei bastante por esse livro, e sua resenha é muito persuasiva, com certeza irei procura-lo para ler.

    ResponderEliminar
  9. Gostei do seu post sobre o livro. Ainda não li nada do Saramago, mas tenho vontade.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  10. Olá.
    Eu gosto do Fernando Pessoa e ter um livro sobre ele escrito pelo José Saramago é algo muito bom de se saber.
    Mesmo não sendo um livro muito fácil de se ler, está na lista para um leitura futura.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Olá! Uau, que interessante esse livro. Ainda não conhecia.
    Sou fã da obra de Saramago e Pessoa. Com certeza, já anotei a indicação.
    Muito boa sua resenha, bjo

    ResponderEliminar