#44 A Última Carta de Amor

Título: A Última Carta de Amor
Título Original: The Last Letter From Your Lover
Autor: Jojo Moyes
Editor: Porto Editora
PVP: 17,70€

Sinopse: "Algumas palavras podem terminar uma relação ou fazer renascer um amor perdido

Inglaterra, 1960. Quando Jennifer Stirling, uma mulher de vinte e sete anos, acorda no hospital, após um trágico acidente de automóvel, não tem qualquer lembrança da sua vida passada. Não reconhece o marido, não recorda a sua própria casa e tão-pouco se identifica com a vida que lhe dizem ser a sua. Quando encontra uma carta apaixonada, escrita por um homem que assina apenas «B» e que lhe pede para abandonar o marido, irá a todo o custo tentar descobrir a identidade desse homem, enquanto enfrenta os preconceitos sociais estabelecidos.

Anos volvidos, em 2003, uma outra mulher, Ellie, descobre nos arquivos poeirentos do jornal onde trabalha a mesma carta enigmática. Fica de imediato obcecada pela história, que lhe permitirá escrever um artigo que relance a sua carreira e talvez até a ajude a lidar com a sua própria vida amorosa. Afinal, se aquela história tiver tido um final feliz, quem lhe garantirá que o homem com quem se envolveu não acabe também por deixar a mulher?

Uma história de amor apaixonante e arrebatadora, com um final absolutamente inesperado."

A Minha Opinião:

Como já devem ter percebido sou um fã incondicional de Jojo Moyes e, como era de esperar, este livro contribuiu para sustentar ainda mais essa minha opinião acerca da escritora.

O livro conta-nos a história de Jennifer Stirling, uma rapariga jovem, muito bonita e que cativa a atenção de todos por onde passa, mas que depende financeiramente do marido. Uns anos mais à frente conhecemos Ellie Haworth, uma mulher solteira, que trabalha como jornalista, e que ao fazer uma reportagem acaba por se envolver com um homem casado e a sua vida muda completamente e ao dedicar-se demasiado ao homem que conheceu vê a sua prestigiada carreira em risco. As duas histórias acabam por se cruzar quando Melissa, a chefe de Ellie, lhe dá uma última oportunidade para criar uma reportagem excelente para a capa do próximo jornal.

Uma particularidade que me agradou bastante neste livro foi a separação dos capítulos. Todos eles iniciavam-se com excertos de cartas aleatórias que não apareciam em mais nenhum momento do livro mas, que de certa forma, estavam relacionados com a ação do capítulo. Outra coisa que também me agradou foi a separação do livro em três partes, sendo que as duas primeiras contam a história de cada uma das personagens e a terceira a ação das personagens depois de se conhecerem.

Para mim, o clímax do livro foi a revelação de quem era o misterioso B, o amante secreto de Jennifer com quem esta trocava cartas. Nunca pensei que fosse aquele personagem visto que parecia não ter qualquer interesse para o livro.

Mais uma vez Jojo Moyes, com uma escrita leve e de interpretação fácil, soube mostrar o enorme talento que possuí numa história que parte o coração até aqueles que se dizem mais fortes. Recomendo!

Classificação do Livro: 10/10




Sem comentários:

Enviar um comentário