domingo, 8 de julho de 2018

#46 S.D.S. Sexo, Drogas e Selfies

Título: S.D.S - Sexo, Drogas e Selfies
Autor: Francisco Salgueiro
Editor: Oficina do Livro 
PVP: 15,90€
Nº de Páginas: 254

Sinopse: " O diário de uma geração em que o risco é levado ao limite.

Joana perdeu a virgindade aos doze anos e é uma das raparigas mais populares do colégio.

Ela e as amigas, aparentemente perfeitas para os pais, escondem um dia-a-dia de sexo com estranhos, sem preservativo, e muitas drogas. Noites levadas ao limite para contornarem o aborrecimento de um quotidiano em que estão sempre agarradas ao telemóvel. 

É o retrato de uma geração que não vive o momento, porque cada instante só lhe parece real se for registado pela câmara de um telemóvel. É a geração que depende das selfies e dos likes. 

Em pouco tempo, a vida da Joana e das amigas toma um rumo inesperado, e entra numa espiral descontrolada que condiciona definitivamente o seu futuro."

A Minha Opinião:

Quero começar por dizer que este foi o primeiro livro de Francisco Salgueiro que li e sem dúvida que me surpreendeu pela positiva.

A história é contada em primeira pessoa, Joana, uma rapariga que têm atualmente dezassete anos e que perdeu a sua virgindade com apenas doze. Está habituada a praticar relações sexuais desprotegida e a consumir drogas como a cocaína. Quando esta decide "assentar" começa a perceber que todas as suas ações tiveram consequências e que terá de aprender a lidar com elas.

Na minha opinião o mote principal deste livro poderá ser "Karma is a bitch" não só por ser mencionado ao longo do livro mas também porque percebemos que, à semelhança da Joana, tudo o que fizermos terá uma consequência, seja ela positiva ou negativa. 

Acho que a obra deveria ser lida por muitos pais pois esta é, sem dúvida alguma, a realidade vivida nos nossos dias apesar de não ser aplicada a todos os adolescentes, tal como o autor tenta mostrar através do Lourenço.

Recomendo a leitura a todos mas aviso que contém cenas e linguagem que podem perturbar os leitores mais sensíveis.

Sem dúvida que fiquei fã do autor e espero nos próximos tempos ler mais obras do autor.

Classificação do Livro: 8,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário