quarta-feira, 11 de julho de 2018

Pride Porto 2018

No passado sábado, dia 7 de julho de 2018, as ruas do Porto encheram-se de cores e de fortes vozes dos ativistas a favor dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, entre outros. Por volta das 15:30h já a Praça da República estava repleta de apoiantes da causa, já prontos para iniciar a 13º Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto. Enquanto uns chegavam, outros esperavam, tirando fotografias com Drag Queens, amigos e outros participantes, e ainda distribuindo “abraços, beijos e high fives grátis”.


A Praça contava já com mais de 3000 ativistas quando foi dada por iniciada a marcha, por volta das 16:00h. Os apoiantes, das mais diversas idades e orientações, seguiram da Praça para a Rua de Santa Catarina, sempre ecoando gritos de incentivo à liberdade sexual (“LGBT LIBERDADE SEXUAL”), e mostrando o poder da sua comunidade (“ASSIM SE VÊ, O ORGULHO LGBT”).



A marcha, constituída por membros da comunidade LGBT+ e apoiantes da mesma, acabou por terminar duas horas depois, na Praça D. João I, onde a sua gigantesca bandeira foi pendurada nas grades, bem à vista de todo o Porto.
Após vários discursos de apoio à igualdade, de defesa dos direitos humanos e de liberdade de expressão, os ativistas acabaram por se dispersar, ansiando pela after party.

Vários jornais relataram o sucedido, no entanto ainda não foi desta que a televisão deu a devida importância ao movimento.

Sónia Érica Silva
11.07.2018



17 comentários:

  1. Interessante a reportagem, isso mostra como o movimento vem ganhando força através dos anos e que todos devem respeitar.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderEliminar
  2. Importante ver como a liberdade vem crescendo, por mais que ainda exista muito preconceito, é bom ver que isso aos poucos vem mududando,

    Marcell Gonçalves

    mirelalicia.com

    ResponderEliminar
  3. Respeito as diferenças é o principal, mas pela sua narrativa, tudo transcorreu bem e calmo, portanto é um início para as grandes mudanças.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela reportagem, no mundo todo esse movimento ta crescendo!

    ResponderEliminar
  5. Que beleza! Que maravilha de democracia e respeito à liberdade! Sua narrativa foi bárbara! Que se repitam diversos eventos com essa liberdade!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Pedro!
    Tudo bom?

    Que lindo ver tanta gente e tantas cores a lutar por uma causa. A se orgulhar pela pessoa de luta que é. Porque o gay luta diariamente não só pela sobrevivência, mas pelo respeito. E tenta seguir em frente mesmo com as palavras e olhares que muitas vezes nos machucam. Amei as fotos! E um dia ainda irei conhecer esse país lindo.

    Bjão,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderEliminar
  7. Tal reportagem mostra o respeito , democracia...
    Gosteii! Bjs

    ResponderEliminar
  8. Que bonita a manifestação, ruas transbordando cores e muita alegria, tudo de forma pacífica. E viva a diversidade! Parabéns portugueses!

    ResponderEliminar
  9. Olá
    As fotos estão lindas, acho muito importante essa discussão e a busca por respeito, afinal o que eles fazem em suas vidas, se eles não tiverem cometendo algum crime, não deveria ser da conta de ninguém

    ResponderEliminar
  10. Que momento especial, achei lindas as fotos, essa é uma discussão que deve ser sempre falada, todos devemos lutar pelos nossos direitos.

    ResponderEliminar
  11. Fico muito feliz quando não à nenhum tipo de violência nesses encontros.
    Lutar contra o preconceito é primordial, todos nós temos direitos e devemos lutar por isso sempre.

    ResponderEliminar
  12. Excelente tema pois a população deve se atenta aos nossos direitos e não somente aos deveres, Boa entanto devem ser com muito cuidado..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Ai que lindeza! É tão lindo ver essas marchas rumo à igualdade e liberdade sexual.
    Todo ano eu digo que vou na Parada aqui de SP, mas nunca consigo ir. Deve ser incrível!!!
    Parabéns pela matéria! Super informativa!

    Grande Beijo,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  14. oi, tudo bem?

    super apoio o respeito a diferenças e eventos assim só servem para mostrar o quanto é importante o respeito, aceitação e apoio.

    ResponderEliminar
  15. Oi Pedro!!
    Que coisa incrível. Muito lindo ver as pessoas indo para ruas defendo as diferenças. Temos que ter respeito pelo próximo independente de cor, raça, credo ou sexualidade.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  16. Bem interessante eu pessoalmente eu não sou contra acho q cada um tem que luta por aquilo q acha certo e que vai ser feliz afim não é isso q importa no final

    ResponderEliminar
  17. Esse movimento vem ganhando força e espaço cada vez mais, muito bacana essa matéria!

    ResponderEliminar