quarta-feira, 11 de julho de 2018

Pride Porto 2018

No passado sábado, dia 7 de julho de 2018, as ruas do Porto encheram-se de cores e de fortes vozes dos ativistas a favor dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, entre outros. Por volta das 15:30h já a Praça da República estava repleta de apoiantes da causa, já prontos para iniciar a 13º Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto. Enquanto uns chegavam, outros esperavam, tirando fotografias com Drag Queens, amigos e outros participantes, e ainda distribuindo “abraços, beijos e high fives grátis”.


A Praça contava já com mais de 3000 ativistas quando foi dada por iniciada a marcha, por volta das 16:00h. Os apoiantes, das mais diversas idades e orientações, seguiram da Praça para a Rua de Santa Catarina, sempre ecoando gritos de incentivo à liberdade sexual (“LGBT LIBERDADE SEXUAL”), e mostrando o poder da sua comunidade (“ASSIM SE VÊ, O ORGULHO LGBT”).



A marcha, constituída por membros da comunidade LGBT+ e apoiantes da mesma, acabou por terminar duas horas depois, na Praça D. João I, onde a sua gigantesca bandeira foi pendurada nas grades, bem à vista de todo o Porto.
Após vários discursos de apoio à igualdade, de defesa dos direitos humanos e de liberdade de expressão, os ativistas acabaram por se dispersar, ansiando pela after party.

Vários jornais relataram o sucedido, no entanto ainda não foi desta que a televisão deu a devida importância ao movimento.

Sónia Érica Silva
11.07.2018



Sem comentários:

Enviar um comentário